Faturas (ou invoices, como queiram)

 

Quando se trabalha para empresas, o pagamento só é feito mediante a apresentação de um documento (geralmente uma nota fiscal). No caso de clientes no exterior a nossa NF não tem valor fiscal, então usa-se a fatura (invoice).

Mesmo que trabalhe sozinho, no melhor estilo Eu, Euzinho e Eu Mesmo Ltda., sua fatura deve transmitir profissionalismo. Não precisa ser rebuscada, mas deve ser clara e objetiva.

Uma boa fatura deve indicar:

  • os serviços a que se refere: tradução do livro X, revisão do artigo Y;
  • dados completos, seu e do cliente;
  • instruções para pagamento: conta do Paypal, conta bancária ou endereço para envio do cheque;
  • número de referência (número da fatura): facilita o controle e a localização no arquivo;
  • número da PO do cliente: a maioria das empresas exige a inclusão da PO na fatura;
  • logotipo, se tiver um, também é de bom tom – mas não é indispensável.

Tenho um modelo de fatura, para quem quiser usar como referência. Costumo manter uma planilha dessas para cada cliente, em várias abas, dentro do mesmo arquivo faturas.xlsx (por exemplo). Quando preciso emitir uma fatura é só alterar o número da fatura, o número da PO, o número de palavras, gerar o PDF e enviar por e-mail para o cliente.

No modelo, os valores estão em dólares. Para alterar a moeda, marque as células, clique com o botão direito e selecione Formatar células.

10 respostas para “Faturas (ou invoices, como queiram)”

  1. Val,

    tudo bom?
    É o primeiro artigo útil sobre a questão. Ainda mais em nossos dias que as fronteiras estão ficando menores.

    Gostaria muito de poder entender uma pequena questão aqui para me ajudar. É sobre o Invoice Number e o PO Number. Entnedi que o PO o cliente que deve me dar, mas e o Inovice Num?
    Esses números são arbitrados? Ou seja, eu invento eles?

    Obrigado e muito obrigado pelo artigo.

  2. Val, bom dia !
    Muito útil sua publicação.

    Você saberia me dizer se existem cursos gratuitos na àrea de Comex como por exemplo: classificação fiscal, procedimentos da exportação, siscoserv, etc… ?

  3. Val, gostaria de saber o que significa o PO do Cliente. Comecei uma atividade com uma empresa Alemã, tomei algumas ações, como contratar um escritório contábil, abrir empresa e tal, mas o pessoal do escritório sabem tanto quanto eu. Quando vi suas informações ficou mais claro, mas ainda tenho dúvidas.

    grato

    Roger

  4. Val, você é demais, sabia? Fechei meu primeiro trabalho com uma agência alemã. Quando recebi o “invoice address” corri até aqui e voilà! Tem até modelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RSS
Follow by Email
LinkedIn
Share